Ações

Creche da Tia Tatá

Mês de Referência: 07/2018
Participantes:

Valor alcançado: R$ 830,00.

Resultado da Ação:


No dia 28 de julho foi dia de conhecer a Creche da Tia Tatá. Chegamos na Estrutural de carro, até o ponto que era asfaltado...Tia Tatá pediu que a esperasse naquela esquina da loja do gás para nos “buscar”. “Esperem aí que já estou chegando...”. 10 minutos depois, ela chega, sozinha, de vestido, numa bicicleta. “Vou na frente de bicicleta...podem me seguir”. Entramos na estrada de terra, onde percebemos que quanto mais andávamos mais precárias as condições de vida iam ficando. Estruturas de barracões são o que abrigam centenas de famílias naquela região. Entrávamos em cada beco, onde mal passava um carro, pela largura da “pista” e pelas condições. A escolha era pra cair no buraco menor para seguirmos caminho. Tia Tatá ia na frente cumprimentando quem a via passar pelas portas das casas...a cada curva, eu pensava: agora chegamos. Mas não...ainda ia piorar um pouco mais. Quando nos deparamos com uma fumaça e um monte de lixo sendo queimado, ali sim, havíamos chegado. A Creche fica de frente ao antigo lixão, que ainda tem muitos resquícios pela região. Pra população, acho que nem fazem questão de que acabe de vez, porque ali ainda encontram coisas que podem aproveitar.
O que vimos primeiro foi um “parquinho” com balanço, escorregador e gira-gira...todos enferrujados e bem sujos...onde Tia Tatá disse que tem criança disputando pra brincar o dia inteiro.
Quando paramos o carro, brotava criança de todos os cantos...”tia, me dá essa pipa?”, “tio, me dá esse colchão?”, “tia, me dá esse patinete?”. A Tia aqui queria atender a todos os pedidos, mas com 76 crianças isso seria inviável. Resolvi entregar tudo pra Tia Tatá e a pedi que fizesse o que achasse melhor.
A creche estava recebendo um outro grupo beneficente no mesmo momento em que chegamos, onde levaram uma equipe para cortar os cabelos das crianças...então foi um pouco tumultuado para conversar e conhecer tudo com calma. Mas foi tempo suficiente para entender o que a Tia Tatá faz. Ela se doa. Doa seu tempo e sua vida a 76 crianças que passam fome, não tem onde dormir e muitas vezes sem pais. E o que ela tem? Pouco. Um quarto e uma sala pra chamar de sua casa, que usa só pra dormir quando precisa. Ah, e um marido que está construindo com as próprias mãos um anexo à creche pra fazer sopa todas as sextas-feiras para distribuir para a comunidade.
Um relato da Tia Tatá foi que nunca, nunca faltou comida na creche. E que sempre gente como a gente aparece para ajudar quando mais precisam.
O quartinho de doações ficou lotado com o quê doamos. Farão bazar para pagar as ajudantes da creche, terão comida e fraldas a trocar por alguns dias.
Pelo marido dela, seriam só 5 crianças pra Tia Tatá cuidar...mas por ela, serão quantas couberem na sua creche.
Bonito de ver um coração tão grande numa pessoa tão humilde e de sorriso tão largo como Tia Tatá, que só é feliz se doando.